O período é importante para descansar e conviver com a família
Muitas crianças e adolescentes têm uma agenda cheia de compromissos: deveres da escola, esporte, inglês, informática, entre outros, por isso dar uma pausa no meio do ano é fundamental para recarregar a energia, descansar o corpo e a mente para recomeçar o segundo semestre com disposição.
Julho é um período para o lazer, curtir a família e os amigos e é importante os pais desenvolverem ver em atividades que valorizam a convivência que não são possíveis no dia a dia, como cozinhar junto com o filho, levar o cachorro para passear, ir ao cinema ou a um parque da cidade, tudo de forma prazerosa e que proporcione momentos agradáveis para todos.
Carolina Fantin Gama, coordenadora do Ensino infantil do Colégio Crescer, afirma que esse tempo ajuda a desenvolver o lado da cooperação e a partilha, atividades simples, mas de extrema importância para o desenvolvimento do caráter da criança. “É notório a mudança dos alunos quando voltam das férias depois dessa convivência com a família. Em apenas 30 dias, percebemos eles mais maduros e confiantes”, acrescenta.
Ela alerta sobre a necessidade das famílias e as escolas preservarem o espaço da brincadeira, tão importante para o desenvolvimento social e cognitivo dos pequenos. Os pais devem evitar deixar as crianças expostas aos jogos eletrônicos por muito tempo, incentivar as brincadeiras ao ar livre com amigos do condomínio e primos, por exemplo. “Para os alunos que precisam passar as férias no colégio, temos uma programação especial, que envolve aprendizado, mas de uma maneira lúdica e divertida com gincanas, jogos e sem cobranças, para que as férias na escola também sejam momentos de diversão e descanso”, explica a coordenadora.