Mudança nas datas das provas tem prós e contras para os candidatos
O Ministério da Educação anunciou, ontem, algumas mudanças para o Enem 2017, e quem está se preparando para o exame deve começar, desde já, se adaptar às novas regras. Uma das alterações foi na taxa de inscrição que teve 20% de reajuste e passou de R$ 68 para R$ 82 e o pagamento deve ser feito até 25 de maio. O estudante que solicitar isenção da taxa e não puder comparecer para realizar a prova, deverá apresentar documentos que justifiquem a ausência para conseguir nova edição no ano seguinte, antes era necessário apenas justificar a ausência durante a nova inscrição.
Mas a principal alteração para o estudante está nas provas, que a partir desse ano serão realizadas em dois domingos e não mais em um único final de semana. Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Crescer de Campinas, Anderson Gama, estas mudanças têm prós e contras. “O lado bom é que cansa menos, o candidato terá uma semana para descansar entre uma prova e outra, isso pode contribuir para que ele tenha um desempenho melhor nos dois dias. O lado ruim é que aumentando um final de semana de prova pode encavalar com as provas do vestibular. Além disso,a espera deve aumentar o nível de ansiedade, quem costuma ficar apreensivo terá que se controlar um pouco mais buscando atividades prazerosas durante a semana de intervalo, como academia, ouvir boas músicas, algo para relaxar”, explica Anderson.
A ordem das disciplinas também mudou, agora o primeiro dia de prova vai abordar Matemática e Ciências da Natureza, no segundo dia os candidatos irão responder questões relacionadas a Ciências Humanas, Linguagens e a Redação. “Como a empresa que organiza o Enem foi mudada, isso pode causar uma mudança no estilo das questões, o aluno deve estar preparado para isso”, completa o coordenador.
Com as novas regras, o Enem passa a não valer mais como diploma do Ensino Médio e isso deve refletir no número de candidatos.