Decidir a carreira no início do ano ajuda direcionar os estudos e ser aprovado nos vestibulares
Pode parecer que ainda há tempo de sobra, mas para os alunos que estão no terceiro ano do ensino médio, e ainda não sabem que faculdade vão prestar, o prazo está acabando. É que a escolha ainda no primeiro trimestre do ano, facilita muito no preparo para a maratona dos vestibulares que acontecem em dezembro, alguns com altíssima concorrência.
Para o coordenador do ensino médio do Colégio Crescer, Anderson Gama, alguns alunos já chegam nesse último ano convictos do que querem fazer, mas outros não têm a menor idéia. “Já tivemos anos em que mais de 70% da turma do 3º ano do EM não tinham definição sobre o assunto. Quanto antes o aluno decide, melhor sua preparação, pois estabelece uma meta. Dá para ter ideia de qual nota precisa tirar no vestibular, em quais universidades tem o curso escolhido, quais as matérias com maior peso”, explica do coordenador.
No caso dos indecisos, o Colégio Crescer estimula o aluno a pensar, ler sobre o assunto e conversar com a família, que deve participar de maneira positiva. Os professores também discutem o tema na sala de aula. “O Crescer realiza também atendimento individual, muito importante para ajudar o aluno a analisar as opções. Analisamos juntos as áreas de maior interesse, quais possuem melhor mercado de trabalho para os próximos anos, suas habilidades e características, qual o estilo de trabalho mais adequado para ele e qual a expectativa salarial”, acrescenta Anderson.
Esse apoio da escola é fundamental para o aluno chegar a uma decisão seguro e com menor chance de se arrepender na véspera do vestibular ou até já cursando a faculdade, já que na adolescência há uma forte característica de mudança de pensamento e escolhas. “Às vezes certezas de anos mudam em uma rápida conversa. Por isso, nós ajudamos a distinguir o que são “paixões e encantamentos” e o que realmente é uma convicção de vida”, conclui o coordenador.