Transforme o início do ano letivo em um momento prazeroso para seu filho
Fim de férias e a volta para rotina escolar não é uma tarefa fácil. Horários para dormir e acordar, atividades preestabelecidas, alimentação adequada e lições de casa exigem uma readaptação tanto dos estudantes, quanto dos familiares.
Para que essa passagem fique menos cansativa e estressante, Carolina Fantin Gama, coordenadora pedagógica do Colégio Crescer, aconselha os pais a retomarem, pelo menos uma semana antes do início das aulas, a normalidade dos horários, tanto de sono, quanto de alimentação. “O idealé alguns dias antes do início das aulas, a rotina seja restabelecida. Dormir e acordar cedo, obedecer aos horários das refeições, irão ajudar na volta às aulas”, aconselha.
A volta às aulas precisa ser marcada por empolgação de todos os envolvidos nesse processo. Afinal de contas, cada família pode estar se deparando com uma situação, seja a expectativa de frequentar pela primeira a vez a escola ou até mesmo a mudança de colégio. “É importante que os pais envolvam os filhos na organização do ambiente de estudo, na compra dos materiais e do uniforme. Sempre de maneira descontraída para que o vínculo com o retorno vá sendo despertado naturalmente”, explica Carolina.
Outra dica é organizar o espaço de estudos. Para ter vontade de estudar, a criança precisa de um local aconchegante. “Se ela já tem uma escrivaninha ou uma mesa onde costuma a lição de casa, proponha uma nova organização. Esvazie gavetas e arrume tudo novamente. Se ainda não tem um cantinho para estudar, é hora de providenciar. Pode até ser a mesa da sala ou da cozinha, mas ele tem de sentir que aquele espaço é só dele na hora de fazer a lição de casa”, aponta a coordenadora.