O
resultado da avaliação auxilia na rotina de estudos
O período de vestibular das
principais universidades do país está se aproximando, e com ele a ansiedade aumenta
e a rotina de estudos dos jovens fica cada vez mais intensificada. Como forma
de preparação, as escolas realizam os famosos simulados, que são provas com
questões de vestibulares de anos anteriores que possibilitam ao aluno testar o
seu conhecimento de forma prática.
No Colégio Crescer não é
diferente, os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão focados nos estudos, e
semanalmente fazem simulados para praticar. Para conhecer e avaliar o
desempenho do estudante, o coordenador do Colégio Crescer, Anderson Gama,
desenvolveu um sistema que mede os resultados das provas e mostra ao aluno
quais questões ele teve mais pontuação, qual o conteúdo deve ser mais trabalhado
e as habilidades de resolução de problemas. “Esse método de correção avalia
dois conceitos: o conteúdo e as habilidades de resolução de problemas. O
relatório permite saber qual é a defasagem do aluno e como podemos trabalhar
isso, se é praticando as habilidades ou repassando algum assunto específico.
Por exemplo: O aluno teve nota baixa em história, e conseguimos identificar que
o menor desempenho foi no conteúdo de Revolução Francesa, e pela habilidade,
vimos que ele tem dificuldade em interpretação de texto. Assim, identificamos qual
conteúdo ele precisa focar e qual habilidade deve ser praticada, e buscamos a
melhor maneira de poder ajudá-lo”, explica o professor.
Para os jovens que vão prestar
as provas dos vestibulares, Anderson diz que o sistema ajuda bastante, pois
traz a informação para o aluno no que ele realmente está errando, se é o
conteúdo ou habilidade, assim ele consegue otimizar a sua rotina de estudos. Ele
conta que a ideia de criar o sistema foi uma demanda dos próprios alunos.
“Alguns alunos me procuravam para analisar as provas com eles e percebi que
muitas das minhas orientações eram em cima dos mesmos pontos. Comecei a
investigar e chegamos nos quatro pilares: conteúdo, habilidades, emocional e
físico, a partir daí desenvolvi o sistema de avaliação”, contou o professor.
O sistema chamado MACH
(Mapeamento de Conteúdos e Habilidades) é exclusividade do Colégio Crescer desde
2015, é direcionado para os alunos do Ensino Médio e curso pré-vestibular, e é
aplicado em todas as provas e simulados feitos na escola, e o conjunto de
resultados ajuda no desempenho do estudante.