Alunos discutiram o assunto em sala de aula e fizeram uma dissertação cinco meses antes do Enem
Os alunos do último ano do ensino médio do Colégio Crescer tiveram uma boa surpresa durante a prova do Enem, que aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, o tema abordado na redação foi exatamente o mesmo que haviam estudado com o professor de redação, Luiz Roberto de Faria, alguns meses antes.
Para a surpresa de todos, a dissertação com o tema sobre intolerância religiosa no país, que valeu nota em sala de aula, foi a escolhida para o Exame Nacional, também na forma de dissertação. Larissa Costa, aluna do Ensino Médio, conta que quando abriu a prova, sentiu um alívio. “Eu comecei a sorrir, porque além de termos feito a redação em aula, o tema foi muito discutido na turma, então eu já tinha em mente vários argumentos fortes para minha dissertação. Foi a primeira coisa que fiz na prova”, comemora a estudante.
O professor responsável pelas aulas de redação há dois anos no colégio, explica que sempre busca os assuntos mais discutidos na mídia e nas redes sociais. Foi dessa forma que ele chegou ao tema da redação do Enem. “É difícil acertar o tema pedido, porque são muitas opções, mas precisamos estar sempre antenados para acompanhar a mesma linha de pensamento dos organizadores da prova. Quando conseguimos abordar o mesmo segmento, como foi esse ano, podemos passar mais segurança aos alunos na hora da prova e consequentemente obter um resultado final melhor, principalmente porque a redação tem um peso importante na nota. Mostra que estamos no caminho certo”, avalia Luiz.