A nova parceria entre o Colégio Crescer e o Positivo Informática Tecnologia Educacional vai colocar à disposição dos alunos do 4º (ensino infantil) ao 9º ano (ensino fundamental) um programa multiplataforma, com sequências didáticas específicas para cada série, desenvolvidas para atuar de forma complementar ao currículo da escola.
Segundo a coordenadora pedagógica do Positivo Informática, Regina Silva, o sistema se baseia em três pilares:
- as dinâmicas - são trabalhadas em sala de aula e utilizam diversas situações para incorporar os números.
- as academias – são os momentos de colocar em prática o que é discutido em sala. Os alunos podem ter acesso à tecnologia para resolver as questões na própria escola ou em casa, pelo computador, smartphone ou tablet.
- as arenas – os alunos são preparados e incentivados a participar de concursos nacionais e Olimpíadas de Matemática, expostos a desafios instigantes que envolvem lógica e programação.
“Pesquisas comprovam que muitos alunos não conseguem ter fluência em matemática apenas com as alunas tradicionais. Essa tecnologia é uma ferramenta para potencializar o aprendizado e dar mais proficiência aos estudantes para lidar com os números”, explica Regina.
O programa irá trabalhar quatro áreas do aluno: o senso numérico a partir de desafios envolvendo quantidades, a capacidade de solucionar problemas elaborando estratégias pessoais, a fluência na matemática para ganhar agilidade e a investigação para conseguir utilizar a matemática na solução de problemas.
Os professores e coordenadores irão receber treinamento para trabalhar com a tecnologia e terão apoio constante para aprimoramento.
“O Colégio Crescer sempre busca aprimorar o ensino e modernizar as ferramentas utilizadas em sala de aula, por isso fechamos essa parceria para 2017. Desta forma, acreditamos que os alunos terão um sistema diferenciado para aprender matemática”, ressalta o coordenador pedagógico do Colégio Crescer, Anderson Gama.