ÁREA DO ALUNO ÁREA DO RESPONSÁVEL
Descrição
O Desafio do Ensino de Matemática no Brasil
Publicado dia 08/10/2019

Matemática é, dentro do universo escolar, uma disciplina que divide opiniões. Para alguns, é a aula mais esperada da semana. Para outros, é um pesar. Para alguns, é a aula de pensar e resolver problemas. Para outros, é a aula de decorar um monte de regras e contas. Fato é que o professor de matemática está acostumado conviver com o "amor e ódio" de maneira muito intensa em sala de aula.

Hoje no Brasil vivemos uma crise no ensino da Matemática. O último levantamento, realizado em 2015, aproximadamente 69% da população brasileira é considerada "analfabeta" em matemática, sendo 43% analfabetos completos e 26% "analfabetos funcionais", nesta área do conhecimento. Ao analisar a construção do currículo brasileiro para o ensino de matemática e as práticas pedagógicas instauradas em nossa sociedade, percebemos um excesso de mecanização e memorização de contas e técnicas. Isto porque a matemática é difundida como uma ciência “exata”, que admite uma única resposta e deve ser precisa, e não valoriza a autonomia de pensamento e resolução de problemas.

Tal cenário cria no aluno um medo pelo erro, prejudicando sua curiosidade, despertar e paixão pelo aprendizado, e até problemas emocionais, tais como as comuns "dores de cabeça" em dia de prova de matemática. Neste cenário, fica a questão: como fazer um ensino de matemática mais eficiente e prazeroso aos alunos? Esta pergunta tem sido foco de nossa equipe pedagógica desde 2012, quando iniciamos em nossa escola as novas diretrizes para o ensino de Matemática.

Um pilar importante é a contextualização e materialização do conteúdo, principalmente nas séries iniciais. Para uma criança, entender o conceito de fração e suas operações pode ser muito abstrato, porém trabalhar este conceito através da divisão de uma pizza ou de um lanche de metro é muito mais prático, divertido e eficaz! 

Também, entendemos que a Matemática deve, antes de mais nada, despertar a curiosidade e o pensamento ativo do aluno. Para tal, temos como parceiro as aulas do PENSE MATEMÁTICA, que são dinâmicas e focam no pensamento do aluno. Estas aulas promovem que o aluno, através do trabalho individual e em grupo, seja sempre desafiado a resolver problemas. E que tais problemas permitam múltiplas respostas.

Por fim, é importante que os alunos possam ter sempre um espaço de aprendizado contínuo e retomada de conteúdos e práticas. Hoje, trabalhamos em nossa escola com duas ferramentas: o APRIMORA para o Ensino Fundamental e o Khan Academy para o Ensino Médio. Estas ferramentas permitem identificar e propor atividades e conteúdo personalizados para cada aluno, de forma que todos se sintam participantes do processo de aprendizagem.

Sabemos que o desafio é grande, mas é necessário que possamos entregar aos nossos alunos novas perspectivas e estratégias para o aprendizado e despertar à Matemática. Afinal, saber pensar, raciocinar, levantar hipóteses e estratégias de resolução de problemas são habilidades que não são exclusivas dos amantes de exatas, mas um conhecimento que pode ser aplicado em nossa vida em situações cotidianas.


Autor: Anderson Gama, diretor pedagógico do Colégio Crescer

 


Clique aqui para ver mais
Colégio Crescer
Uma escola completa.
SALAS DE AULA
Nossa estrutura conta com mais de 40 salas de aulas bem equipadas
LEITURA
Biblioteca completa e equipada com mais de 5.000 títulos.
SEGURANÇA
Monitoramento com câmeras de segurança
MULTIMÍDIA
Salas de aula com multimídia
(projetor, telão e som).
INFORMÁTICA
Laboratório de Informática
(1 computador por aluno)
CONFORTO
Ar condicionado em todas as salas do Ensino Fundamental e Médio.
Localização
Rua Itatiba, 1427 - Jardim Novo Campos Eliseos - Campinas - SP, 13050-545
Telefone: (19) 3269-3279