A decisão de suspender as
aulas presenciais e colocar todos em período de quarentena estabeleceu um novo
desafio para todos os profissionais de educação: como manter o contato com o
aluno e não perder o ritmo de estudos? Nesse cenário, as ferramentas tecnológicas,
muitas já conhecidas pelos alunos do Colégio Crescer, estão sendo utilizadas
para dar continuidade ao trabalho pedagógico.
Anderson Gama, diretor
pedagógico explica que a equipe está trabalhando incansavelmente nos últimos
dias para elaborar um plano de estudos adaptado ao novo cenário e necessidades
das famílias, utilizando a parceria com o Google For Education. “Essa
ferramenta online já é utilizada pelos alunos do Ensino Médio há três anos e
pelos alunos do 9º ano desde 2019. Isso nos deu conhecimento e bagagem para
aplicarmos para alunos de outras idades. Na última semana realizamos um
treinamento intensivo com os professores do Ensino Infantil e Fundamental I
para o uso dessas ferramentas e produção de vídeos. Todos estão capacitados e
comprometidos com o novo modelo de aulas nesse período de isolamento social”, conta
Anderson.
Segundo o diretor pedagógico, essa
estratégia adotada de forma emergencial pela equipe do Colégio Crescer, tem o
objetivo de manter o contato do aluno com o professor, manter os estudos para
não afetar o ritmo das aulas e dar continuidade ao conteúdo pedagógico.
“Estamos trabalhando com vários cenários, afinal não sabemos quando tudo irá
voltar ao normal. Já temos conteúdo para as próximas três semanas e estamos
organizando vídeos- conferência com as turmas para os próximos dias. Entre os
dias 23 e 27 de março, vamos trabalhar com a fixação de atividades que já foram
dadas, na semana que vem, vamos avançar no conteúdo”, enfatiza o diretor
pedagógico.
Para os alunos do Ensino
Infantil e 1º ano do Fundamental, serão enviadas, via e-mail e pelo aplicativo
do Colégio, atividades para serem impressas em casa, ou as famílias podem optar
por receber o material em casa. “Montamos uma estrutura com nossas vans para
levar essas atividades impressas para as famílias, caso elas solicitem, sem
custo”, ressalta Anderson.
Os alunos do Fundamental I
também receberão exercícios via e-mail e pelo aplicativo, além da ferramenta
Aprimora, já utilizada por eles desde 2017. Na próxima semana, estará
disponível a plataforma Positivo ON, que reúne uma série de vídeos com os
autores das apostilas orientando as atividades. Todas as orientações estão
sendo enviadas aos responsáveis pelos professores e coordenadores, via e-mail.
Para o Fundamental II e Ensino
Médio, as atividades serão 100% on-line e explorando todas as ferramentas
disponíveis: Google Sala de Aula, Positivo ON, Aprimora e QMágico. Os alunos do
9º ano e Ensino Médio, além dessas, utilizarão também o Khan Academy, com conteúdo
de matemática e o Letrus, que une inteligência artificial e conhecimento
linguístico para auxiliar no desenvolvimento da escrita e construção de
redações. “É importante lembrar que essas ferramentas auxiliam, mas as aulas
presenciais, que logo estarão normalizadas, são fundamentais para o
desenvolvimento e aprendizado ao aluno. Nesse momento, as famílias devem se
organizar e manter uma rotina de estudos da criança, para que os efeitos sejam
minimizados. O Colégio está preparado para auxiliar as famílias e tirar
qualquer dúvida, inclusive com apoio de nossa psicóloga para todos que
desejarem. Pedimos que os pais estejam atentos aos nossos canais de comunicação
e informe a nossa equipe caso não receba os comunicados”, finaliza Anderson
Gama.