A educação financeira na infância é de grande importância quando se pensa em formar adultos economicamente saudáveis, ou seja, mais conscientes a respeito do dinheiro, entendendo a importância do planejamento financeiro e evitando os gastos desnecessários e o endividamento.
De acordo com dados do Ibope Inteligência de 2020, apenas 21% dos brasileiros entrevistados receberam orientações sobre como cuidar do próprio dinheiro ainda na infância. A maioria deles que recebeu noções básicas de finanças relata que isso ocorreu mais tarde: 38% na adolescência e 14% na fase adulta.
Outro levantamento, da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF) ainda no início desse ano, revela que 60 milhões de cidadãos do país estão inadimplentes, ou seja, tiveram os nomes negativados pelos órgãos de proteção ao crédito por não quitarem suas dívidas.
É necessário que existam maneiras de levar esse conhecimento até os mais jovens antes que se deparem com esse tipo de problema na vida adulta.
Por isso, aqui no Colégio Crescer, os alunos do Fundamental I, possuem o Crescer Invest, que propõe atividades como Gerenciamento, Planejamento, Consumo, Decisões e Risco. Dessa forma, as crianças aprendem noções básicas de como lidar com o dinheiro.
Esse é o primeiro e importante passo para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças de modo mais equilibrado no futuro.
Acompanhe nas nossas redes sociais as próximas atividades do Crescer
Invest